Destaque na Mídia

União Gaúcha reforça diálogo institucional sobre o IPE Saúde em visita à AMRIGS

Escrito por Assessoria de Comunicação da UG09 de Abr de 2025 às 11:53
Destaque na Mídia
.
 
 

Em mais uma iniciativa de articulação da União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública – UG entidade à qual o CEAPE é integrante, o vice-presidente da União Gaúcha Eugênio Couto Terra (Ajuris), acompanhado da secretária-geral da entidade, Carmen Pasquali (Aprojus), e do assessor jurídico Ricardo Bertelli, realizaram visita à sede da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), nessa segunda-feira, 7.

A coordenação da UG foi recebida pelo presidente da AMRIGS, Gerson Junqueira Junior, em reunião que teve como pauta central o novo momento do IPE Saúde, após a reestruturação da autarquia. Na conversa, o vice-presidente destacou que o sistema atualmente apresenta equilíbrio financeiro, com as contas em dia e pagamento regular aos prestadores de serviço.

O presidente da AMRIGS reconheceu os avanços e pontuou que, embora ainda existam ajustes a serem feitos, os médicos estão satisfeitos com as mudanças implementadas pelo IPE. Gerson também se comprometeu a buscar um encontro com o presidente do Instituto, Paulo Oppermann, para aprofundar o diálogo.

Entre os assuntos debatidos estiveram o cadastramento de novos médicos no sistema, considerado um desafio pelo presidente da AMRIGS, visto que há demanda de profissionais interessados em atuar pelo IPE. Em relação à tabela de honorários, o dirigente, que é cirurgião gastro, avaliou que houve progresso. Em vários procedimentos os valores praticados estão adequados ao mercado dos planos de saúde. Relatou que, na sua especialidade, os profissionais estão operando regularmente os pacientes vinculados ao Instituto.

A secretária-geral, Carmen Pasquali, ressaltou a importância de a AMRIGS reconhecer os avanços obtidos pela classe médica na sua relação com o IPE Saúde e estar engajada na melhora da prestação dos serviços de saúde aos servidores públicos.

Durante o encontro, o assessor jurídico da União Gaúcha, Ricardo Bertelli, falou da ação judicial movida pela entidade em 2024, que garantiu a retomada do atendimento nos 18 hospitais que haviam suspendido os serviços aos segurados. A decisão judicial prevê multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento.

O médico Gerson também comentou que para os hospitais afetados severamente pelas enchentes no ano passado, o atendimento dos pacientes do IPE Saúde, tem colaborado para a recuperação econômica das instituições.

Além da AMRIGS, a coordenação da União Gaúcha já esteve reunida também com o CREMERS (Conselho Regional de Medicina do RS) e SIMERS (Sindicato Médico do Rio Grande do Sul), fortalecendo o diálogo com as principais entidades representativas da área médica no Estado, buscando engajamento institucional na construção de soluções para o sistema de saúde estadual dos servidores.

O vice-presidente da UG avaliou a reunião como muito produtiva e importante: “O presidente Gerson conhece a situação do IPE Saúde e é parceiro para qualificar o atendimento aos segurados, buscando o equilíbrio nas relações entre médicos e associados, com o fortalecimento do IPE Saúde”.

   

 

Mais Noticias

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Política de Privacidade