O presidente da União Gaúcha (UG), Filipe Leiria, participou da audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, na manhã desta quarta-feira (6), para tratar da crise do IPE-Saúde, escancarada pela ameaça de descredenciamento por parte de hospitais. Requerido pelo deputado Dr. Thiago Duarte (União Brasil), o encontro, que promete ser o primeiro de uma série, deliberou pela formação de uma frente parlamentar para acompanhar o desdobramento da crise, que, segundo o presidente da autarquia, Bruno Janete, é resultados vários fatores.
Sem descartar a redução na receita por conta do “controle de despesa com pessoal”, principal causa do problema na visão dos servidores, Janete citou a pirâmide etária dos segurados, cujos estratos mais relevantes são formados por dependentes de zero a 18 anos, que não contribuem, e por pessoas com idade superior a 59 anos, que procuram mais os serviços de saúde. Além disso, mencionou o aumento de internações em virtude da Covid-19 e da inflação da saúde como elementos que alimentaram os problemas de caixa da autarquia.
Após a exposição do panorama institucional e econômico-financeiro da autarquia pelo seu presidente, Bruno Janete, deputados e diretores de entidades representativas dos servidores se revezaram no microfone, de forma presencial ou virtual, para apontar o que consideram erros de gestão ou mesmo a intenção deliberada de desmontar o órgão para privatizá-lo.
O presidente da UG, entidade à qual o CEAPE-Sindicato é signatário, Leiria, apresentou um rol de problemas na gestão da autarquia, que envolvem nepotismo e “gambiarras administrativas”, como a que estabelece pagamento de valores diferentes para pessoa física e jurídica pelo mesmo serviço, e alertou para o fato de que a adoção do regime de recuperação fiscal pelo estado pode agudizar ainda mais a crise.
Veja matéria completa da ALRS, aqui
Assista ao vídeo com a participação de Filipe Leiria (presidente da União Gaúcha e presidente do Ceape/TCE) e Kátia Moraes (diretora da União Gaúcha, presidente do Sinapers e conselheira do IPE Saúde). Clique aqui https://youtu.be/2yhVmfs6GTA