A colunista de Zero Hora Juliana Bublitz antecipou essa semana, o lançamento do projeto Educa Mais RS, cujo objetivo é melhorar a gestão educacional e impulsionar os indicadores de aprendizado nas escolas.
Leia a íntegra da coluna abaixo:
Vem aí um novo projeto, criado pelo Centro de Políticas Públicas (CPP) do Tribunal de Contas do Estado (TCE), para melhorar a gestão educacional e impulsionar os indicadores de aprendizado nas escolas. A proposta - que será lançada no próximo dia 11 de julho e ganhou o nome de Educa Mais RS - vai aproximar os gestores à frente de 21 municípios gaúchos de um time de especialistas em educação no Brasil.
A partir da análise de índices como o Ideb (que mede a qualidade do ensino no país), os auditores selecionaram as cidades com os maiores desafios na área - de todas as regiões e de diferentes tamanhos.
As prefeituras foram convidadas a receber o acompanhamento dos experts durante seis meses. Entre eles, estão Cláudia Costin, diretora do Centro de Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e Mozart Ramos, professor titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados da USP. Também integram a lista Ernesto Faria, Katia Smole, Mariza Abreu, Haroldo Côrrea, Francisco Herbert e a secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira. Haverá aulas expositivas, orientações e trocas de ideias, com encontros mensais e supervisão do TCE.
— O projeto busca orientar os gestores com essa mentoria especializada. Depois, eles terão de apresentar planos de ação. Sabemos que a realidade não vai mudar de uma hora para outra, mas vamos acompanhar a implementação e os resultados — explica Isana Silva, auditora de controle externo do CPP.
Para que os mentores cheguem ao Estado preparados, Isana conta que os colegas foram a campo preparar um diagnóstico da situação em cada município. O material será encaminhado aos especialistas. O objetivo é fazer com que as orientações tenham finalidade prática, inclusive para que, no futuro, as ideias executadas possam inspirar novas ações ou ser replicadas em outras realidades.
Lançamento
O projeto será apresentado oficialmente em evento no dia 11 de julho, às 9h, no Auditório Mondercil Paulo de Moraes do Ministério Público, em Porto Alegre, e terá encerramento em 12 e 13 dezembro, quando os gestores que concluírem o programa receberão certificação validada pela Universidade de São Paulo (USP), por meio de acordo de cooperação entre o TCE e a Cátedra de Educação Básica da instituição de ensino.
Os municípios parceiros
Alvorada
Camaquã
Canoas
Capão da Canoa
Eldorado do Sul
Frederico Westphalen
Guaíba
Lagoa Vermelha
Montenegro
Passo Fundo
Porto Alegre
Rio Pardo
Santa Cruz do Sul
Santa Maria
Santo Ângelo
São Francisco de Paula
Soledade
Triunfo
Uruguaiana
Vacaria
Viamão