O CEAPE-Sindicato participou na sexta-feira (29/9) do ato dos servidores públicos que contou com protestos e caminhada até o Palácio Piratini, no Centro de Porto Alegre e reuniu mais de 20 mil pessoas.
Os servidores estão mobilizados pelo fim do atraso de salários, contra as reformas Trabalhista e da Previdência e contra as medidas em tramitação na ALERGS que reduzem direitos dos servidores. Os manifestantes fizeram um grande ato que começou por volta das 13h no Largo Glênio Peres e terminou às 15h em frente ao Palácio Piratini. O ato encerrou com uma convocação para um novo encontro, no mesmo local, na próxima terça-feira (3/10), para acompanhar a próxima sessão de votações na Assembleia Legislativa.
Em sua fala, o Presidente do CEAPE-Sindicato denunciou, a partir de dados do portal transparência, que “o Governo repassou R$ 200milhões à CADIP em 11 de agosto último, em plena vigência do pagamento da menor parcela até o momento para os colegas do Executivo, sendo que ao final do mês gastou quase R$ 1milhão em publicidade institucional. Afinal, que prioridades estabelece este governo”, perguntou Martins.
Entidades como o CPERS, Sindsepe-RS, Ugeirm-Sindicato, CNTE, Semapi, AMAPERGS, Sindiagua, Centrais Sindicais e outras estiveram presentes em apoio às causas.