Também na última quinta-feira (7/4), o presidente do CEAPE-Sindicato, Filipe Costa Leiria, esteve participando de reunião da Frente dos Servidores Públicos (FSP), que tratou da recomposição inflacionária, projeto que tramita na assembleia. O governo apresentou índice de recuperação de 6%, que seria aplicado de forma parcelada: 1% de janeiro a março e 4,951% de abril a dezembro, com um reajuste médio de 3,96%. Se não bastasse a perda histórica que já acumula mais de 50% nos últimos oito anos, o valor indicado pelo governo é muito abaixo da inflação.
Nas palavras do presidente Leiria, “há margem fiscal, financeira e orçamentária para que se contemple os 10,06% do IPCA apurado no ano de 2021. Trata-se de uma opção política, a não concessão deste percentual”. Os servidores estão mobilizados e conscientizando o parlamento sobre os limites prudenciais estabelecidos na Lei de Responsabilidade Fiscal para o gasto com pessoal: o limite legal seria 60%, o prudencial, 57% e o limite de alerta seria 54%. Leiria acrescenta que, mesmo no ano de 2021, esse índice fechou em 48,72%, ficando bem abaixo do limite legal de 60%.
Na expectativa dos servidores está a possibilidade de que o governo apresente uma proposta digna e não rebaixe mais os salários, deixando-os defasar. Nos próximos dias deverão ser anunciadas as datas de mobilização para buscar essa recomposição.