O CEAPE-Sindicato, através de seu presidente Josué Martins, participou neste mês da reunião de planejamento do Seminário Dívida Pública, Desenvolvimento e Soberania Nacional que reunirá, no próximo dia 30 de março, especialistas em diversas áreas que compõem o complexo quadro financeiro a serviço do Estado e da União. O evento, organizado pelo Sindicato dos Engenheiros dos Rio Grande do Sul (Senge/RS), com apoio do Núcleo Gaúcho da Auditoria Cidadã, buscará analisar a relação direta da Dívida Pública do RS com a atual crise financeira do Estado e suas consequências no processo de engessamento e imobilidade da estrutura de serviços entregues à população, bem como no PIB gaúcho.
Os detalhes e a programação encontram-se ainda em elaboração, mas é certo que irá ocorrer no Auditório do Prédio 40 da PUCRS. Dentre os painelistas já confirmados estão a professora Maria Lúcia Fatorelli, presidente da organização Auditoria Cidadã da Dívida e o ex-ministro da Fazenda, Ciro Gomes.
Participaram desta reunião preparatória, a diretora de Apoio e Qualificação Profissional do SENGE, Nanci Giugno, os vice-presidentes José Luiz Azambuja e Luiz Alberto Schreiner, o engenheiro Vinícius Galeazzi, membro do Conselho Técnico Consultivo da entidade, além do auditor fiscal João Pedro Casarotto e Rui Muniz, da Associação dos Servidores da UFRGS.
O encontro, além da realidade do Rio Grande do Sul, a abordagem da Dívida Pública incluirá também o quadro da União. Ao tema desta edição, somam-se as Concessões do Setor Elétrico, Crise Energética, Obras Públicas, Licitações, Saneamento, Assistência Técnica e Extensão Rural, Alimento Seguro, Carvão Gaúcho, entre outros, cuja análise e proposições foram protagonizadas pelo Sindicato nos últimos anos em eventos de grande porte e significado.