A rodada de conversação com os Conselheiros do TCE/RS prosseguiu nesta quinta-feira (10/07) com a visita da diretoria do Centro de Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas do RS (CEAPE/TCE-RS) ao Gabinete do Conselheiro Estilac Xavier.
Como nos demais Gabinetes, além da apresentação formal da nova diretoria da entidade, empossada em janeiro deste ano, o Conselheiro e seu Gabinete receberam exemplares da terceira edição da Revista Achados de Auditoria, lançada recentemente.
Na visita, os diretores apresentaram as principais demandas dos Auditores Públicos Externos, entre elas, a aprovação de um novo Plano de Carreira para a categoria do RS. Também destacaram a importância da alteração na Lei Orgânica do TCE no que diz com a reserva de vagas para Bacharéis em Ciências Jurídicas para o exercício dos cargos de Conselheiros Substitutos.
O Conselheiro Estilac Xavier concorda com as mudanças nos requisitos para investidura dos Conselheiros Substitutos, permitindo-se o acesso a outras categorias de formação que não apenas os Bacharéis em Ciências Jurídicas, mas ressaltou a importância de garantir um núcleo jurídico para sustentar as ações do tribunal.
A diretoria do CEAPE destacou mais uma vez a cortesia com que foi recebida e solicitou apoio ao Conselheiro quando do encaminhamento do PCS à ALERGS. O Conselheiro Estilac Xavier manifestou apoio, desde que o plano seja adequado aos recursos orçamentários do TCE e destacou a importância de valorizar os auditores, em especial, os auditores de campo. Além disso, considerou relevante a posição do CEAPE quanto à necessidade de estabelecer atribuições, prerrogativas e garantias para o exercício da Auditoria Externa.