O vice-presidente do CEAPE-Sindicato, Filipe Leiria foi o palestrante do encontro sobre o impacto da reforma da previdência para os servidores públicos, promovido pela Associação dos Analistas de Planejamento, Orçamento e Gestão, do RS. A palestra ocorreu nesta segunda-feira (4/11) no auditório Paulo Freire - térreo do CAFF.
Além de AAPOGS, participaram representantes de outras categorias de servidores públicos e, conforme os organizadores, “foi um momento importante de esclarecimentos e de aproximação”.
Na oportunidade, o vice-presidente do CEAPE destacou como um dos pontos centrais é a maior separação entre as regras de aposentação e as de cálculo dos benefícios, onde se desenha “um quadro prejudicial para o serviço público como um todo.”
Ele alertou também para os reflexos da desconstitucionalização, da privatização na capitalização complementar e das transições das regras previdenciárias. "A sobretaxação de aposentados e pensionistas além de injusta é um recado para quem ainda está na ativa: tente se aposentar para ver o que acontece”, disse Leiria, sobre a insegurança jurídica.