O presidente da União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública, Pio Giovani Dresch, visitou o presidente do Instituto de Previdência do Estado (IPE), Valter Morigi, na tarde desta quinta-feira (18/4). O encontro foi motivado pela busca de um maior entendimento entre Governo e servidores na gestão da instituição.
Pio Dresch mencionou a existência de uma série de pontos de encontro entre a União Gaúcha e o Governo na condução do Instituto, e que estes muitas vezes ficam prejudicados por causa de divergências pontuais.
Os dirigentes da União Gaúcha e do IPE concordaram com a necessidade de superar impasses que ocorrem no Conselho Deliberativo da entidade, como modo de buscar uma convergência de ações. Pio Dresch destacou a satisfação pelo pronunciamento público de Morigi contra a implantação da Previdência Complementar no Estado, feito no programa Esfera Pública, na Rádio Guaíba no dia 9 deste mês (Bloco 1, Bloco 2 e Bloco 3).
O presidente do IPE havia recentemente entregue ao ministro da Previdência, Garibaldi Alves, nota do Conselho Nacional de Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social (Conaprev) em apoio à Previdência Complementar, mas fez questão de ressaltar que é contra a proposta.
Ao final da reunião o presidente do IPE reforçou a posição. “Defendemos a Previdência Pública, fizemos passos para construirmos aqui o regime de capitalização, e pensamos que a questão do debate sobre Previdência Complementar está afastado. Estamos trabalhando para que a nossa Previdência seja fortalecida e esteja cada vez melhor.”
Para o presidente da União Gaúcha a declaração de Morigi aponta a perspectiva de aproximação entre servidores e Governo num ponto crucial da luta da entidade, que é a preservação da Previdência Pública.
Os dirigentes combinaram de pautar uma nova conversa envolvendo outros assuntos importantes referentes a previdência e ao IPE Saúde. Participou da reunião o chefe de gabinete da Presidência do IPE, César Bento Filho.
Fonte: Imprensa/AJURIS