O presidente do CEAPE-Sindicato, Filipe Leiria, participou na última segunda-feira (9/1/2023), do curso de formação do(a)s novo(a)s Auditores e Auditoras público(a)s externos aprovados no concurso público Nº 01/2018 no Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS). Filipe deu as boas-vindas aos ingressantes e apresentou a entidade que, como sindicato, existe desde 31/07/2015, substituindo o Centro de Auditores, antigo CEAPE Associação, que completava, naquela data, 30 anos de existência.
O Plano de Carreira, aprovado em 22 de dezembro de 2022, foi um dos principais pontos apresentados pelo presidente do CEAPE. Ele lembrou da caminhada pela aprovação que começou em 2018, ainda na gestão de Iradir Pietrosky, quando havia uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que retiraria 8,13% dos vencimentos dos auditores, além de apenas quatro letras compondo a evolução na carreira. “Foi um longo processo que tomou a pauta sindical de 2018 para cá. Esse plano ainda não nos coloca na posição que entendemos que a categoria merece, perante a qualificação dos profissionais concursados, mas é o que foi possível alcançar neste momento”, sintetizou.
Filipe abordou ainda o funcionamento do sindicato, onde a assembleia é soberana, e o espectro político é amplo. Apresentou os produtos da entidade, como o site e a Revista Achados de Auditoria e ressaltou a importância da independência da auditoria, que deve prevalecer, sempre observando o contexto e o ambiente político. Por fim, acrescentou que “as lutas prosseguem nesse ano quando, a partir do novo Plano de Carreira, se pode partir para discutir recomposição inflacionária e reajuste de tabela, para contemplar os iniciantes, buscar se equiparar com Secretaria da Fazenda e CAGE e reter os melhores quadros no TCE-RS”, observou.