A Federação Nacional das Entidades dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil (Fenastc) divulgou nesta quarta-feira (9/9) o resultado da pesquisa sobre teletrabalho realizada entre 09/07/2020 e 15/08/2020. Responderam à pesquisa 615 servidores, de 26 Tribunais de Contas do Brasil, com dados coletados, por meio de formulário no Google Forms.
Entre os dados apontados, o levantamento mostrou que 73% dos servidores ouvidos avaliam como ótimo o aproveitamento das atividades em teletrabalho. Já com respeito às atividades laborais desenvolvidas, 69% dos que responderam à pesquisa consideram que as atividades podem ser realizadas integralmente no regime de trabalho remoto. Somente 1% acha que não é possível. E ainda, a maioria 64% dos servidores acreditam que estão trabalhando mais que no regime presencial.
O presidente da Fenastc, Amauri Perusso, ressalta que a pesquisa produziu uma amostra inicial que apropriou, por aproximação, a percepção dos servidores nesse modelo que poderá ser uma constante. “Muitas questões sobre a continuidade do teletrabalho deverão ser problematizadas para assegurar boas condições operacionais, técnicas e psíquicas para os trabalhadores. Seguiremos atuando”, salienta. O resultado da pesquisa está disponível aqui.