Em nova reunião do Movimento Unificado dos Servidores (MUS), nesta sexta-feira (20/7), na sede do CPERS-Sindicato, as entidades presentes definiram as próximas ações em defesa do serviço público. Uma das decisões do grupo foi a transferência do ato público, inicialmente programado para o dia 31 de julho, para o final de agosto. Outra decisão foi o agendamento de uma reunião com todas as 43 entidades que compõem o movimento, cuja mobilização reuniu mais de 40 mil servidores em agosto de 2015. O encontro foi marcado para a próxima quinta-feira (26/7), às 10h, também no CPERS.
A transferência da data do ato público ocorreu especialmente devido à quitação dos salários dos servidores ainda dentro do mês, contrapondo às notícias de que as folhas de pagamento iriam se juntar.
O presidente do CEAPE-Sindicato, Josué Martins, relatou aos presentes, a informação obtida junto à Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Estadual – RS (Afisvec), de que a previsão de receita do Estado, atualmente e do ponto de vista de arrecadação do ICMS, está dentro da expectativa orçamentária, ou seja, mantidas as tendências atuais, não deve ocorrer frustração de receita neste ano. “Se por um lado, a notícia é boa para os servidores, por outro enfraquece a mobilização para os próximos dias sob esse ponto de vista. No entanto, o centro das questões que envolveram a criação MUS sempre foi a proposição de políticas que permitissem prestar um melhor serviço público à população gaúcha. Defender um estado com condições de atender ao povo Rio-grandense sempre será o foco principal das nossas mobilizações.”