Notícias CEAPE

Noam Chomsky, 95 anos de um baluarte da ciência

Leia artigo de João Neutzling Jr.

Escrito por João Neutzling Jr.*21 de Dez de 2023 às 10:03
Notícias CEAPE
Noam Chomsky.
 
 

Na história da humanidade, poucos homens deram uma contribuição tão grande em vários campos da ciência quanto Noam Chomsky.

Nascido em 07 de dezembro de 1928 comemorou 95 anos de uma vida de sucesso onde se destacou como linguista, filósofo, sociólogo, escritor e analista político.

Conseguiu estabelecer propriedades matemáticas dos idiomas e das linguagens formais, criando a famosa hierarquia de Chomsky em seu estudo sobre linguagens. Hoje, amplamente usada em ciência da computação.

Obteve seu doutorado em linguística na Pensilvânia em 1955 e desde então não parou mais de estudar e escrever. Trabalhou mais de 40 anos no renomado Massachusetts Institute of Technology – MIT.

Foi crítico feroz do governo americano durante a guerra do Vietnam publicando “O poder americano e os novos mandarins” (1969) narrando as insanidades daquele conflito.

Na obra “O que o Tio Sam realmente quer” (What Uncle Sam really wants) (Editora UNB, 1999), Chomsky mostra que todas intervenções militares dos
EUA em outros países foram em defesa de seis próprios interesses econômicos (impedindo o desenvolvimento autônomo deles) e são estimuladas pelo lobby do complexo industrial militar americano em busca de lucro pela venda de armas, munições, etc.

Na obra “A manipulação do público” (Ed. Futura,2003) ele mostra como a imprensa é controlada por grandes grupos empresariais, e grupos políticos, que por meio de lobby escolhe o que vai e como de ser divulgado nos noticiários. Assim, as notícias são enviesadas conforme o interesse dominante, mesmo que seja contra o interesse público. Basta ver a invasão criminosa do Iraque em 2003 onde se afirmava que o país tinha armas de destruição em massa.

Em um de seus livros mais famosos, “Quem manda no mundo”? (Ed.Planeta do Brasil, 2018) ele relata inúmeros eventos criminosos (e outros) mundo afora como o apoio do governo Reagan ao encarceramento de Nelson Mandela na África do Sul do apartheid; apoio dos EUA na guerra civil de El Salvador (1982); as ações de Israel no Líbano (massacre de Sabra e Chatila em 1982) e na Palestina ocupada (Gaza e Cisjordânia) com apoio dos EUA; apoio à ditadura de Pinochet no Chile desde 1973; invasão do Iraque em 2003, entre outros.

A constituição americana de 1787 determina que nenhuma pessoa será privada da vida ou liberdade sem o devido processo legal (art. V). Mas na prisão de Guantánamo, mantida pelos EUA, mais de 700 civis do Oriente Médio foram presos durante anos sem o devido processo legal! Fato que Chomsky aponta no livro.

Hoje os EUA têm a maior dívida pública do mundo da ordem de US 30 trilhões. Só a guerra no Iraque/Afeganistão custou mais 4,5 trilhões de dólares.
Para quem não tempo para ler toda sua valiosa e imensa obra eu recomendo “Para entender o poder – o melhor de Noam Chomsky” (editora Bertrand
Brasil, 2005) que em seus dez capítulos faz um resumo bem profundo de seu pensamento em uma leitura fácil e relevante.

Ele está entre os dez autores mais citados do planeta. Recebeu mais de 50 títulos de doutor honoris causa de várias universidades. Publicou mais de 60 livros em vários idiomas e com sucessivas reedições.

Seu trabalho científico lembra muito Jean Piaget e Bertrand Russell. Mas seu engajamento político é igualmente muito importante por mostrar quem é a verdadeira ameaça à paz mundial.

*João Neutzling Jr é Economista, Bacharel em Direito, Mestre em Educação, Doutorando em Sociologia, Auditor estadual, Professor e pesquisador.
jntzjr@gmail.com

   

 

Mais Noticias

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Política de Privacidade