O Sindicato dos Servidores de Nível Superior do Poder Executivo do Rio Grande do Sul (Sintergs) promove nesta terça-feira (11/7), às 18h15min, um seminário on-line para explicar o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) e o Regime de Previdência Complementar (RPC), também chamado de regime especial. Participam representantes do escritório Japur Advogados, que presta assessoria jurídica para o sindicato, e o presidente do Sindicato dos Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas do Estado do RS (Ceape), Filipe Costa Leiria. A palestra será pelo Meet e os detalhes serão divulgados pelos canais oficiais do sindicato.
O objetivo é contribuir para que os associados do Sintergs possam avaliar as características de cada regime, pois o prazo de adesão dos servidores que recebem acima do teto da Previdência Social encerra em 18 de agosto. A migração, que é opcional, é para quem ganha acima do teto do Regime Geral de Previdência Social (RGPS).
Na previdência complementar, o contribuinte é o próprio beneficiário: o servidor faz uma poupança para si mesmo a ser usufruída na aposentadoria e há risco do investimento. Também há possibilidade do teto do regime geral, que hoje corresponde a aproximadamente seis salários mínimos, vir a ser achatado no futuro, como constam em algumas projeções.
Clique aqui e leia a entrevista com Filipe Leiria sobre os regimes de previdência publicada pelo Sintergs em 2020.