Prezados(as) Companheiros(as):
Dia 25 de março – às 19hs. Auditório do Memorial do Legislativo/RS.
Rua Duque de Caxias, 1029 – Centro – Porto Alegre.
36 ANOS do Movimento de Justiça e Direitos Humanos, a mais antiga organização de direitos humanos do Brasil.
50 ANOS da Guerrilha de Três Passos – Movimento Revolucionário 26 de Março.
O evento discutirá um episódio pouco conhecido da luta contra a ditadura civil-militar de 1964-1985: o levante que ficou conhecido como a “ Guerrilha de Três Passos”, primeiro movimento armado de resistência ao regime.
Poucos dias antes de completar um ano do golpe civil-militar que derrubou o governo do presidente João Goulart, um grupo constituído por camponeses, militares e profissionais liberais, de origem trabalhista/brizolista foi protagonista da primeira ação armada contra a ditadura.
As ações realizadas pelo Movimento 26 de Março (M-26) foram a tomada do Destacamento da Brigada Militar, da Delegacia de Polícia e do presídio de Três Passos, a invasão da agência do Banco do Brasil e da Rádio Difusora, em que foi transmitido de um manifesto de Cardim em nome das Forças Armadas de Libertação Nacional (FALN).
A guerrilha terminou frustrada e os seus participantes foram presos, barbaramente torturados e condenados pela Justiça Militar a duras penas.
PROGRAMAÇÃO
19hs. – Exibição de trailer do documentário sobre a Guerrilha de Três Passos. 5 minutos
Mesa de debates:
Mediador: Jair Krischke (Presidente do Movimento de Justiça e Direitos Humanos – MJDH.
Flávio Ilha - Jornalista – da rede de produção de conteúdo Eder Content, que no momento finalizam uma grande reportagem e um documentário a respeito do tema.
Depoimentos dos combatentes > Dr. Valdetar Antonio Dornelles e Abrão Antonio Dornelles.
20hs: Conversa com o público
O episódio da Guerrilha de Três Passos ganhou destaque no relatório final da Comissão Nacional da Verdade, entregue à presidenta Dilma Rousseff no dia 10 de dezembro de 2014.
Para conhecer mais a respeito, acesse o Volume I do Relatório da CNV, nas páginas 596 a 601, clicando neste link.
INFORMAÇÕES: Tel. > 51 3221.9120 / E-mail > mjdhbr@gmail.com