O presidente do CEAPE-Sindicato, Filipe Leiria participou na terça-feira (2/5) da reunião da Frente dos Servidores Públicos (FSP/RS) para debater estratégias de luta unificada em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras. A entidades deliberaram pela organização de um Comando de Mobilização Estadual da FSP/RS, um calendário de lutas unificado, com um dia de paralisação, além de uma campanha massiva nas redes.
Durante a reunião, que ocorreu na sede do Sindjus, o debate girou em torno do tema do projeto de reestruturação do IPE Saúde, proposto pelo governador Eduardo Leite (PSDB), que poderá aprofundar, ainda mais, as perdas salariais das categorias, penalizando aqueles que recebem os menores salários e privilegiando os que mais ganham. Desde o anúncio do projeto, as entidades estão atuando contra a proposta que também quer instituir contribuição aos dependentes e aumentar a coparticipação em exames.
Revisão Geral Anual
Também foi debatida a Revisão Geral Anual da inflação nos salários dos servidores públicos. Diante das perdas salariais e a consequente perda do poder de compra do funcionalismo gaúcho, que acumula um endividamento crescente e perdas inflacionárias superiores a 60%, as entidades exigem do Governo Leite a abertura de uma mesa de negociação, visando a salvaguardar, ao menos, os índices inflacionários nos vencimentos.
Participaram da reunião as seguintes entidades: Sindjus, CPERS, Ugeirm, Sindicaixa, Sintergs, Simpe, Fenamp, ASJ, Sindsepe, CEAPE, Sindispge, Afocefe, Aprojus, Sindppen, Fenajud, Sinama, Fessergs, Sindisama, SindTCE.