Na reunião da Frente Gaúcha em Defesa do Serviço Público, realizada na manhã dessa segunda-feira (28/6), foram tratados os encaminhamentos sobre o enfrentamento da PEC 32/2020 em articulação com as entidades nacionais. Além da presença dos presidentes da CONACATE (Confederação Nacional das Carreiras Típicas de Estado) e do FONACATE (Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado), participaram representantes da ANFIP, COBRAPOL (Confederação Brasileira de Trabalhadores da Polícia Civil) e CSPM (Confederação Nacional dos Servidores Públicos Municipais). Na ocasião foi traçado um panorama do andamento dos trabalhos no congresso e da mobilizações da sociedade. Em relação aos trabalhos que vêm sendo realizados na Comissão Especial da Câmara dos Deputados federais, a avaliação é de que prepondera dificuldades de se conseguir assinaturas para emendas.
Nessa quarta-feira, (30/6), o presidente daquela Comissão, Deputado Fernando Monteiro, deverá deliberar sobre a possibilidade novo prazo para coleta de assinaturas e admissibilidade de emendas na Comissão. Essa decisão será decisiva em termos de maiores chances de redução de danos do texto original. A outra possibilidade, são as emendas de plenário, mas pela quantidade de assinaturas exigidas, possuem chances remotas de prosperar.
Quanto às mobilizações, no âmbito nacional, segue o posicionamento de tentar retirar a PEC 32/2020 da agenda do congresso, seja pelo seu conteúdo danoso para a sociedade, seja pelo contexto dos escândalos apurados no âmbito da CPI da Covid-19. Os materiais de campanha estão sendo compartilhados para amplo uso.
Audiências públicas - No âmbito da União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública (UG) estão sendo realizados pedidos de realização de audiências públicas nas Câmaras Municipais para mobilizar as bases dos deputados gaúchos que votarão sobre a PEC 32/2020. Presidente da UG e vice-presidente do CEAPE Sindicato, Filipe Costa Leiria, destacou: "Os próximos dois meses serão decisivos para barrar o desmonte da burocracia estatal brasileira, tivemos demonstrações muito claras nos últimos dias a quem interessa enfraquecer o serviço público. Precisamos combater essa iniciativa muito clara na PEC 32/2020", salientou.