A União Gaúcha, entidade da qual o CEAPE é um dos integrantes, foi uma das apoiadoras do seminário Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), realizado nesta quinta-feira (13/7), na Câmara Municipal de Porto Alegre. O evento foi promovido pela Anfip, Fenafim, Fenafisco e Pública Central do Servidor e, ainda, contou com apoio da Agafisp, Agafim, OAB RS, Sindifisco-RS e Sindispgers.
A Diretoria do Sindifisco-RS, representada pelo presidente da entidade, Altemir Feltrin, e o diretor da Fenafisco e do Sindicato, Celso Malhani, compuseram a mesa do evento. Feltrin, em manifestação na abertura do seminário, conclamou as entidades a se unirem para enfrentar o que chamou de “tentativa colocar servidor contra servidor”. De acordo com ele, só com união é possível enfrentar essa situação, as perdas crescentes que as categorias vêm tendo.
Malhani, por sua vez, disse que o momento atual se assemelha a uma tempestade sobre a cabeça dos servidores, numa alusão ao clima de inverno vivido na Capital neste dia. “A Emenda 103, que impõe mais tempo de serviço, que se pague mais e deixamos uma pensão muito menor, é muito ruim”, afirmou. Ele, que se manifestou em nome da Fenafisco, fez também um apelo pela união das categorias para fazer frente a estas adversidades.
Na oportunidade, o presidente do CEAPE-Sindicato e diretor de Comunicação da União Gaúcha, Filipe Leiria, falou sobre as perspectivas e os desafios dos Regimes Próprios de Previdência Social.
O auditor do Tribunal de Contas do Estado do RS (TCE/RS), Gustavo Adolfo Carrozino, também foi um dos convidados e alertou que uma boa parte dos municípios do RS e do país estão com seus Regimes Próprios da Previdência Social em desequilíbrio, descapitalizados. Segundo ele, "é preciso agir rapidamente e enfrentar o quanto antes este problema".
Assista ao evento aqui
Confira as palestras:
Emenda 103 abre portas para a geração de déficits fictícios, diz Leiria. Leia aqui
Advogada aponta restrições crescentes no direito à aposentadoria no país. Confira aqui
Desinformação atrapalha e confunde servidores na hora da aposentadoria. Veja aqui
Preocupação com equilíbrio financeiro e atuarial é prioridade do ministério. Saiba mais aqui
Auditor diz que boa parte dos municípios no país está com RPPS desequilibrado . Detalhes aqui
Redução de nascimentos e maior longevidade já pressiona o IPE PREV. Confira aqui