No Dia Internacional da Luta Contra a Discriminação Racial, 21 de março, a Comissão de Igualdade Racial (CIR), da OAB/RS, e a ADPERGS promovem o evento Reflexões sobre a Democracia Racial: Conceito e Mito no Brasil. As palestras ocorrem em formato híbrido: presencialmente, no auditório do 2° andar da Ordem gaúcha, e através do canal no YouTube.
O evento contará com palestra da Defensora Pública e integrante da Comissão pela Igualdade Étnico-racial da ANADEP, Gizane Mendina, e a ativista do movimento negro e das religiões de matriz africana, doutora em Educação e mestre em Tecnologia e Trabalho, Iyagunã Dalzira Maria Aparecida.
As inscrições devem ser feitas no Portal de Eventos da OAB/RS.
A data de 21 de março é conhecida como o Dia Internacional da Luta Contra a Discriminação Racial, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em memória ao Massacre de Sharpeville, que ocorreu na África do Sul em 1966 e deixou 69 vítimas.
No Brasil, a luta contra a discriminação racial se intensificou após a Constituição Federal de 1988, que incluiu o crime de racismo como inafiançável e imprescritível. Contudo, por ser um avanço recente, o racismo ainda exige políticas de inclusão mais eficazes, além do cumprimento efetivo da legislação para coibir tais práticas e proteger a sociedade como um todo.
Realizado através de parceria firmada entre a Comissão da Igualdade Racial da OAB/RS e a a ADPERGS, o evento tem como objetivo promover o reconhecimento da batalha e das conquistas por direitos sociais da população negra.