Mais de 50 universitários, graduandos do curso de Ciências Atuariais, contabilidade e outros cursos da Ufrgs, prestigiaram a palestra do presidente do Centro dos Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas do Estado (Ceape TCE-RS), Amauri Perusso. O dirigente falou sobre a importância da auditoria na transparência de recursos envolvendo a implantação da previdência privada nos municípios gaúchos. Dados do Ceape TCE-RS indicam que cerca de 2 mil municípios brasileiros já adotaram o sistema. No Rio Grande do Sul, 320 municípios criaram regimes próprios de previdência social, que até 30 de junho possuíam um acumulado de reais 6.371.814.464,00.
Perusso recorreu à matéria da revista Carta Capital: “O futuro a nós pertence”. Como eliminar as contradições que empanam o definitivo e real desenvolvimento, de autoria de Ana Paula Sousa, para apresentar números do crescimento da população idosa no Brasil.
A jornalista utilizando dados do IBGE faz uma projeção da população idosa no Brasil que em 2030, será de 40,5 milhões com mais de 60 anos de idade e teremos 76,5 idosos para cada 100 jovens com até 15 anos. A mesma fonte indica que daqui a 18 anos a população brasileira será de 216 milhões de habitantes, 26 milhões a mais que hoje.
O quadro, segundo Perusso, exigirá do sistema previdenciário brasileiro um ajuste atuarial que atenda a enorme demanda de futuros aposentados e pensionistas, seja na área pública ou privada. Haverá de considerar-se, também o fim do período de rendimentos fáceis com taxa de jutos elevados, na compra de títulos públicos federais.