Entidades integram a Frente de Servidores Públicos (FSP/RS) , entre as quais o CEAPE-Sindicato, encaminharam correspondência ao presidente da Federação das Associações dos Municípios do RS (Famurs), Dudu Freire, solicitando apoio para a proposta de alteração das regras apresentadas pelo Banrisul para a prorrogação das parcelas dos empréstimos consignados.
No documento encaminhado, as entidades apontam os problemas atuais decorrentes da pandemia do coronavírus e lembram das dificuldades econômicas advindas da crise sanitária. “A atividade econômica no Estado sofre uma queda que ainda não é possível mensurar. Já são inúmeros contratos de trabalho suspensos e também muitas demissões. Esse quadro tende a se agravar e a crise irá se aprofundar no próximo período”, alertam.
Uma das medidas de grande importância para esse reaquecimento da economia nos municípios, segundo as entidades, é a prorrogação das parcelas dos empréstimos consignados dos servidores públicos estaduais, já que “os servidores constituem um setor responsável por boa parte do consumo, principalmente nas cidades pequenas e médias. Suspender o pagamento dos empréstimos consignados possibilitará que o dinheiro seja direcionado diretamente para os comércios e serviços locais, aumentando a arrecadação de impostos e estimulando de forma decisiva a economia dos municípios”, salientam
Para os servidores, “o regramento estabelecido pelo Banco estadual praticamente inviabiliza a adesão dos servidores públicos. Ao impor restrições aos servidores com parcelas em atraso ou sem margem para empréstimo, o Banrisul alija dessa possibilidade uma grande parcela do funcionalismo estadual. Além disso, a cobrança de juros e o adiamento dessas parcelas para serem pagas a partir de agosto, causando o acúmulo de prestações, apenas adia a insolvência dos servidores.”
Clique aqui para ler o documento na íntegra