Como integrante da União Gaúcha, o CEAPE participou da entrega, nessa segunda-feira, 29, do pedido de inconstitucionalidade das leis que estabeleceram a reforma previdenciária. Todas as 28 entidades da União Gaúcha formalizaram a representação ao procurador-geral, Eduardo de Lima Veiga. A reunião ocorreu no gabinete do procurador geral de Justiça, com a presença do presidente do MP, Vitor Hugo Palmeiro, acompanhados pelos dos subprocuradores-gerais Ivory Coelho Neto e Marcelo Dornelles. Após receber o documento, o MP informou que analisará o pedido nos próximos dias.
O documento foi elaborado pelo advogado e ex-procurador-geral de Justiça Sérgio Gilberto Porto. Nele, a União Gaúcha afirma que a reforma previdenciária é inconstitucional em razão da progressividade das contribuições, por desvio de finalidade e ofensa ao princípio da igualdade entre os servidores públicos.
As entidades dos servidores examinam a apresentação de Ação Direta de Inconstitucionalidade, para tanto contrataram parecer do doutrinarista Humberto Ávila.