O presidente do CEAPE-Sindicato, Josué Martins, participou na quarta-feira (26/7) da reunião para organização do Seminário Transparência e Cidadania, que ocorrerá no dia 29 de agosto, no Auditório Dante Barone da ALRS. Na parte da manhã, o evento terá audiência pública da Comissão de Planejamento, Fiscalização e Controle e contará com a presença da coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida Pública, Maria Lucia Fattorelli. À tarde, o evento terá um Painel reunindo Pedro Gabril, vice-presidente para Assuntos Institucionais e de Alianças; Denise Gentil, pesquisadora na área de macroeconomia e Grazielli Custódio David, assessora política nos temas de análise orçamentária e justiça fiscal no Inesc - Instituto de Estudos Socioeconômicos. A mediação será de Josué Martins.
Já havia ocorrido uma reunião preparatória anterior dia 13/7, onde participaram, além do presidente do CEAPE-Sindicato, o deputado Luis Augusto Lara; João Alberto Fernandes e Cezar José Malicheske, da Federação Nacional dos Sindicatos dos Administradores; Gilberto da Silva e Niro Pieper, do Afocefe-Sindicato e Luiz Alberto Schreiner, vice-presidente do Senge. Na oportunidade, eles debateram também a campanha contra a sonegação e a favor da Transparência nos Incentivos Fiscais às empresas.
Para Josué Martins, “a conjunção de esforços para construir saídas para a crise financeira do estado é tarefa que se impõe às entidades de classe, mundo político e cidadania, em especial neste momento em que as opções apresentadas pelo governo interino têm apontado que o grosso do ajuste, novamente, recairá sobre as classes trabalhadoras (em especial os servidores públicos) e sobre a sociedade em geral ao limitar os gastos primários do estado, que são as despesas com saúde, educação, segurança, transporte, justiça, habitação, controle externo, etc. Nenhum ajuste sobre a dívida pública está sendo proposto. O enfrentamento às classes rentistas precisa ser prioridade. É a tarefa a ser cumprida.”