Notícias CEAPE

Entidades consolidam Frente dos Servidores Públicos para barrar ataques ao funcionalismo

Escrito por CEAPE-Sindicato com informações do CPERS09 de Out de 2019 às 11:06
Notícias CEAPE
Além do funcionalismo estadual, o grupo será composto por servidores federais e municipais, e convoca outras entidades a se somar à FSP.
 
 

Na manhã de terça-feira (8/10), em reunião na sede do CPERS-Sindicato, dirigentes de Sindicatos e entidades representativas do funcionalismo gaúcho selaram uma nova unidade para enfrentar a conjuntura de ataques à sociedade, ao serviço público e aos direitos das categorias. Diante das informações já veiculadas sobre a reforma administrativa de Eduardo Leite, que penaliza todas as carreiras, a Frente dos Servidores Públicos (FSP) prepara uma série de ações de mobilização e comunicação para o próximo período.

 

Já no dia 15 de outubro, Dia do Professor, as entidades somarão forças ao ato convocado pelo CPERS, com concentração às 10h na Praça da Matriz. “Os R$ 25 bilhões que o governador pretende economizar em dez anos poderiam ser poupados reduzindo em cerca de 1/4 as isenções fiscais concedidas à iniciativa privada. Somente em 2018, foram R,7 bilhões que o Estado deixou de arrecadar, sem transparência ou controle social”, afirma Helenir Aguiar Schürer, presidente do CPERS. “Cortar mais fundo na carne dos servidores é uma opção política, ideológica, de quem quer reduzir o Estado a todo custo, penalizando a qualidade dos serviços e a população mais necessitada”, complementa Helenir.

Para o presidente do CEAPE-Sindicato, com as iniciativas do Governo Leite, anunciadas na imprensa, pretende-se colocar em dia a folha salarial do Poder Executivo mediante a redução do salário líquido dos servidores. "Tudo isso para buscar a adesão ao Regime de Recuperação Fiscal imposto pela União em favor do sistema financeiro privado, com desmonte do Estado Gaúcho, precarização dos serviços públicos e dos servidores públicos. Estes ajustes de desconstrução nunca serão suficientes, pois não ajudam a produzir riqueza para o desenvolvimento econômico e a consequente recuperação financeira do estado”, alertou Josué Martins.


Unidade no Estado, Municípios e União

Além do funcionalismo estadual, o grupo será composto por servidores federais e municipais, e convoca outras entidades a se somar à FSP. As entidades da Frente assinaram, recentemente, manifesto repudiando os ataques dos governos Leite e Bolsonaro, divulgado em coletiva de imprensa no dia 23 de setembro.

Na carta, o grupo reivindica respeito às conquistas históricas das categorias, fim dos atrasos e reajuste da inflação acumulada nos últimos cinco anos. “Alinhado ao plano nacional, o governador aprofunda a velha fórmula neoliberal: arrocho, precarização dos serviços e das relações de trabalho, benesses a privilegiados, ataque brutal a servidores, privatizações, sucateamento das instituições e mercantilização dos serviços públicos”, expressa o documento.


Integram a primeira formação da FSP: ADUFRGS, AFAGRO, ASSUFRGS, CEAPE-Sindicato, CPERS, SEMAPI, SIMPE-RS, SINASEFE, SINDICAIXA, SINDJUS/RS, SINDPERS, SINDSEPE/RS, SINPRO/RS e UGEIRM

   

 

Mais Noticias

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Política de Privacidade