A escritora gaúcha e colega Auditora de Controle Externo Eliane Marques recebeu duas premiações de destaque neste mês. Em 11/11, ela venceu, com a obra “Louças de Família”, o Prêmio São Paulo de Literatura, na categoria 'Melhor Romance de Estreia do Ano de 2023'. E no último sábado, 16/11, recebeu o prêmio da Academia de Letras do Brasil, seccional Rio Grande do Sul. “Minha alegria transborda ao ver esse trabalho sendo reconhecido. Agradeço à ALB pela distinção e a todas e todos que, de tantas formas, fazem parte dessa jornada literária. Que nossas histórias e especialmente a forma de contá-las sigam encontrando espaços”, comentou ela, em sua conta no Instagram.
“Louças de Família” foi publicado pela editora Autêntica Contemporânea e traz a história de vida de diferentes mulheres negras na servidão doméstica, explorando a memória ancestral. Além disso, o exemplar também foi considerado como o livro do ano pela Revista Bravo em 2023. A obra foi elogiada por sua escrita direta e violenta, que expõe a dor e a luta das mulheres negras ao longo das gerações.
Eliane Marques nasceu em Santana do Livramento. Em 2016, foi contemplada com o Prêmio Açorianos de Literatura com 'E se alguém o pano', livro de poemas lançado em 2015. Já em 2022 conquistou o prêmio 'Minuano' com a obra ' O poço das marianas', também na categoria de poesia.
Neste dia 20 de novembro, às 14h, no Espaço Força e Luz - Auditório Barbosa Lessa, a autora realizará a mediação do bate-papo “Tragédia africana e psicanálise” com Adriano Migliavacca, Cintia Lang, Lúcia Bins Ely, Evandro Luciano e Lucas Oliveira.