O presidente do CEAPE-Sindicato, Filipe Leiria, acompanhado dos diretores Hildebrando Pereira (Jurídico), Júlio Perez (Divulgação) e Mark Kuschick (Integração Social), participam do Encontro Técnico da Federação Nacional das Entidades dos Servidores dos Tribunais de Contas dos Brasil (Fenastc), nestas terça e quarta-feiras (8 e 9/8), em Brasília (DF). No primeiro dia, o evento ocorreu na Sala de Conferências, do Prédio Sede do Tribunal de Contas da União (TCU) e foram discutidos os seguintes temas: Análise do novo "Regime Fiscal Sustentável” e Reforma Tributária e, ainda, “ A situação dos Tribunais de Contas e a crise no modelo de escolha de Ministros e Conselheiros”; “ Quadro nacional de Servidores, concursos públicos, carreiras, promoções, recomposição anual de vencimentos, condições e ambientes de trabalho; “Construção da Independência da Função de Auditoria e afirmação da área técnica”.
O presidente do CEAPE-Sindicato destacou e pediu para consignar no documento extraído do encontro que “todas as carreiras de Auditor(a) de Controle Externo devem estabelecer o teto remuneratório do serviço público em suas carreiras, portanto uma luta nacional para a entidades representativas”.
Já nesta quarta-feira, o grupo, juntamente com o presidente da Fenastc, Amauri Perusso e do diretor da Região Sul da entidade, Josué Martins, conversa com parlamentares da Câmara dos Deputados e do Senado sobre as matérias legislativas que afetam os Tribunais de Contas e os Servidores Públicos Brasileiros.
Os representantes do CEAPE-Sindicato participaram do relançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social Pública, que ocorre no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, e aprovará a “Carta de Brasília”. O documento questiona o teor da EC 103/2019, que modificou o sistema da Previdência Social e “promoveu um grande abalo na estrutura de proteção social dos brasileiros”. As entidades que assinam o documento se comprometem a lutar contra a “maldade perpetrada pelo governo anterior, buscando alternativas de atenuação do que ocorreu, combatendo com todas as forças e mobilização o conjunto de medidas que compromete o futuro de milhões de brasileiros”.