Na sessão do Pleno desta quarta-feira, dia 12 de novembro, o CEAPE/TCE-RS obteve a notícia de que o Conselheiro-Substituto Renato Luís Bordin de Azeredo, que recentemente tirou o 1º lugar no Concurso realizado para este cargo no TCE-RS, foi convocado para assumir o cargo de Procurador do Ministério Público de Contas do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, através de edital publicado no Diário Oficial daquele Estado, do último dia 12 de novembro.
O concurso foi realizado pela conceituada instituição Fundação Carlos Chagas-FCC, uma entidade de caráter nacional reconhecida como uma das mais tradicionais organizadoras de concursos dessa área. O Dr. Renato exerceu por mais de dez anos a função de Auditor Público Externo no TCE-RS até assumir o cargo que atualmente ocupa. Portanto, do tripé que constitui a estrutura de cargos nos Tribunais de Contas desse país, este colega foi nomeado para todos os cargos devido a sua dedicação e esforço.
Através de contato telefônico, o colega declarou “que o fato de ter sido Auditor Público Externo neste Tribunal foi decisivo para que obtivesse aprovação e nomeação nesses outros dois cargos”. Esta é a sua sexta nomeação para o exercício de cargos públicos, todos em nível superior na área do direito, sendo a terceira em Tribunais de Contas. Agora terá o prazo de trinta dias para tomar a sua decisão.
O Presidente do CEAPE/TCE-RS, APE Josué Martins, considera importante "termos colegas originários da carreira da Auditoria Externa integrantes do Conselho de Contas e do MP de Contas, pelo aporte da experiência adquirida no exercício da Auditoria Externa nas instâncias julgadoras da Casa. Desejamos, mais uma vez, que o colega tenha êxito na vida profissional e saiba fazer a melhor opção de vida. Temos certeza de que o tempo de vivência na Auditoria Externa sempre terá um peso importante no seu desempenho profissional".