Começou nessa quarta-feira (28/8), o II Congresso dos Auditores de Controle Externo - o papel do Tribunal de Contas frente às mudanças climáticas e os desafios da carreira de Auditor de Controle Externo. O objetivo é debater a resiliência climática, tão importante após os eventos que se abateram sobre o Rio Grande do Sul no último mês de maio, e como a ação do Controle Externo pode contribuir nesse tema.
A abertura do evento contou com a participação do engenheiro João Leal Vivian, vice-presidente do SENGE-RS, que deu as boas vindas aos participantes; do procurador do Ministério Público de Contas (MPC), Ângelo Borghetti, que destacou a importância da temática escolhida, assim como o conselheiro do TCE-RS, Estilac Xavier, que acrescentou mais esse desafio aos auditores, o de fiscalizar a aplicação de recursos na área ambiental,envolvendo questões do nosso presente e do nosso futuro. Em seguida, o presidente da Fenastc, Amauri Perusso, lembrou das várias campanhas que o CEAPE apoia, como a questão da Dívida Pública, a Independência da Função da Auditoria e a mais recente, sobre a fome na Argentina.
O presidente do CEAPE, Hildebrando Pereira, agradeceu aos auditores inscritos, aos colegas do interior e de outros estados que acompanham o evento pelo canal do youtube da entidade. Também agradeceu à Comissão Organizadora do Congresso, coordenada pela auditora Renata Balbueno, à Diretoria e aos funcionários do CEAPE, todos que efetivamente participaram para concretizar a ideia do congresso. Hildebrando lembrou dos vários eventos e debates propostos pelo sindicato ao longo dos anos, e agora propondo a discussão sobre a crise climática. “Pretendemos de alguma forma contribuir para o aperfeiçoamento da auditoria ambiental e discutir melhorias no nosso plano de carreira e no trabalho remoto”, pontuou.
Palestras - Nesse primeiro dia do evento, são palestrantes: Arno Kayser, agrônomo, ecologista e escritor, com o tema Reflexões sobre mudanças climáticas e a tragédia ambiental no RS. Ele destacou a importância dos auditores estudarem o tema e dialogar com a gestão pública para que enfrentem o assunto dentro de uma perspectiva que leve em conta a visão ecológica.
Gerhard Overbeck, professor do Departamento de Botânica da UFRGS, abordou o tema Mudanças climáticas e preservação de biomas, com destaque para o bioma Pampa e a responsabilidade grande do RS nesse contexto, já que detém grande parte desse Bioma junto com Uruguai e Argentina. Ele salientou a importância de falar para públicos distintos dos quais está acostumado, como é o caso dos auditores, como forma de ampliar esse conhecimento.
Acompanhe aqui as palestras da manhã (vídeo)
Veja aqui a apresentação de Arno Kayser (PPT)
Veja aqui a apresentação de Alessandro Miebach (PPT)
Veja aqui a apresentanção de Gerhard Overbeck (PPT)
O Congresso prosseguiu à tarde com o engenheiro químico e doutor em Economia, Alessandro Miebach, que falará sobre os desafios da economia gaúcha no contexto das mudanças climáticas. Logo após, os auditores Andrea Mallmann e Anderson Kilpp abordaram o tema do Meio Ambiente no âmbito do TCE-RS, ações no passado e perspectivas. Durante o Congresso foi lançada a 12ª edição da revista Achados de Auditoria, publicação anual do CEAPE-Sindicato, com o tema O Papel do Estado e do Controle Externo no Desenvolvimento Sustentável da Nação.
O encontro segue nessa quarta-feira com assuntos relativos à carreira dos auditores. O II Congresso dos Auditores de Controle Externo - o papel do Tribunal de Contas frente às mudanças climáticas e os desafios da carreira de Auditor de Controle Externo tem patrocínio do Banrisul, SENGE-RS, CAU-RS, Sicredi e Família Previdência e acontece no Auditório do Senge-RS, em Porto Alegre.
Acompanhe aqui as palestras da tarde