Nesta segunda, 04/05 , os membros da Comissão Pró-formação do Ceape-Sindicato, Josué Martins e Ricardo Silva de Freitas, se reuniram com os colegas do Serviço Regional de Auditoria de Santana do Livramento.
Segundo o presidente do CEAPE, Josué Martins, “a visita à Livramento foi a última do ciclo de conversações presenciais com os colegas dos Serviços Regionais. Foi um debate em alto nível e respeitoso que contou com a participação de colegas Auditores e Oficiais. Foi um momento importante para discutirmos a pauta que entendemos deva presidir a atuação da nova entidade e seu caráter de abrangência.”
Para Ricardo Freitas ficou evidente nas manifestações dos colegas o entendimento da necessidade de termos uma entidade sindical no movimento dos Trabalhadores do TCE/RS. Ficou claro também que a política de atuação da entidade defendida pela direção do Ceape está na linha adequada. Todas manifestações foram nesse sentido.”
O Presidente do Ceape lembrou a pauta proposta para a nova entidade: "Pensamos que deva lutar pela Independência da Auditoria como forma de qualificarmos nossa atuação e estruturarmos adequadamente as grandes funções que atuam no Sistema Tribunais de Contas (a de auditoria, a de fiscal da lei e a julgadora). Também deve ter como base a estruturação de uma Carreira Nacional de Auditoria que estabeleça atribuições, garantias e vedações ao seu exercício. Outro ponto fundamental é necessidade de mantermos a Campanha Ministro/Conselheiro Cidadão como forma de democratizarmos a ocupação das vagas dos membros da Corte cuja escolha é de responsabilidade do Parlamento. E, por fim, deve ser fundamentada na importância de estruturarmos nossas entidades representativas no arcabouço orgânico/legal do meio sindical brasileiro."
O presidente mencionou que o único ponto polêmico foi quanto a abrangência da nova entidade: se incluirá todos os servidores efetivos do TCE/RS ou apenas os Auditores Externos. Lembrou que a proposta atual do Ceape é de uma entidade de afirmação dos Auditores e defendeu a posição de que há espaço para formação de um sindicato específico de OCEs, se assim for o entendimento da categoria.
"Participamos de todos os debates que foram convocados e incentivaremos a participação em todos eles até completarmos o processo de amadurecimento do caráter da entidade sindical a ser criada e a política que presidirá sua atuação ", acrescentou Ricardo Freitas.
Agora o Ceape voltará sua atuação para ampliar a mobilização dos colegas na Sede do TCE/RS.
Além disso, estamos aguardando as propostas que estão sendo formuladas pela comissão que defende o Sindicato Único. Como temos dito em todos os encontros, a cosigna de que a união faz a força é verdadeira se a política de atuação da Entidade for assumida pelos proponentes.