Agenda

Ciclo de Debates Ecossocialismo: Para que e Porquê

Escrito por Núcleo do RS da Rede Brasileira de Ecossocialistas (RBE)15 de Abr de 2025 às 11:30
Agenda
.
 
 

O Ciclo de Debates “Ecossocialismo: Para que e Porquê” tem sua proposta oriunda no Núcleo do Rio Grande do Sul (RS) da Rede Brasileira de Ecossocialistas (RBE), lançada durante o Fórum Social Mundial em Porto Alegre em 2003. Esse Núcleo se constitui em uma organização de militantes que, nas diferentes esferas de ação política, buscam atuar de acordo com os princípios e a reflexão teórica e programática constituídos pelo Ecossocialismo. É necessário destacar que assim como a RBE, esse Núcleo do RS é suprapartidário.

Assim, com o objetivo de exercer uma articulação, buscando unidade às diversas ações na tentativa de maior organicidade (rural, urbana, social, socioespacial), buscamos constituir um espaço de troca de conhecimentos e estudos, tendo por pressuposto que a crisesocioambiental advém do conflito sociedade-natureza.
Para execução do ciclo de debates fomos buscar a parceria com o Programa de PósGraduação em Planejamento Urbano e Regional da Faculdade de Arquitetura da UFRGS, lugar de excelência para a apresentação e o debate de questões mergentes da contemporaneidade e que requerem a convergência com as comunidades.
Reconhecemos que a cidade é a expressão e projeção da sociedade, sendo também um campo de luta e de aprendizado. Isso nos permite dizer que cada cidade tem seus percursos e seus recursos particulares, tem uma história, que mostra a tecitura entre as relações de classes, de gênero, de raça, as discriminações, o machismo e todas as lutas que ocorrem no contexto histórico e que são lutas por
espaço. Nessa materialidade, se desenvolve a vida social, emerge a crise ambiental, resultado da lógica que orienta esse próprio
ambiente. E, embora a crise ambiental seja global, ela apresenta particularidades no campo e para cada cidade.
Ademais, ressalta-se que no mês de maio de 2024, o desastre socioambiental que ocorreu no Estado e especialmente em Porto Alegre, remete a todos à necessidade de refletir e colaborar com a busca de alternativas às grandes ameaças políticoambientais no seu largo leque desde a crise climática, até a perda da biodiversidade e a poluição.
Este evento conta com o apoio da Livraria CirKula, responsável pela edição do livro que inspirou esse ciclo de debates, e irá nos acompanhar nos encontros com uma banca de livros sobre o tema. Este livro reúne reflexões sobre nosso tempo: secas, inundações e colapsos ambientais nos mostram que o sistema atual não sustenta a vida. Os textos militantes, acadêmicos e políticos da coletânea abordam temas como racismo ambiental, ecofeminismo, impactos do agronegócio, urbanismo e democracia, temas que serão aprofundados nas palestras e nos debates, que deverão ocorrer ao longo de três sextas-feiras, nos dias 25/04, 09/05 e dia 16/05, pela manhã, das 9h às 12h, na Faculdade Arquitetura e Urbanismo da UFRGS - rua Sarmento Leite, 320.

   

 

Mais Noticias

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Política de Privacidade