CEAPE/TCE-RS promove rodadas de conversas com candidatos a governador
O Centro de Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas do RS (CEAPE/TCE-RS), desde 2002, promove Conversas com Candidatos ao Governo Estadual. Os encontros acontecerão a partir do dia 31/7, com a participação do deputado Vieira da Cunha, da coligação “O Rio Grande Merece Mais”. Já estão confirmadas as próximas participações com a senadora Ana Amélia Lemos, do PP e Roberto Robaina, do Psol. Aguardamos a data para ouvir o atual Governador, que é candidato à reeleição.
É a terceira eleição em que se realizam essas conversações. Já participaram das Conversas, em anos anteriores, o atual governador Tarso Genro e Germano Rigotto, governador eleito em 2002.
Os candidatos recebem antecipadamente as perguntas elaboradas a partir dos dados técnicos do Relatório do Parecer Prévio das Contas do Governador (apropriando uma série histórica dos últimos dez anos para descaracterizar o governo em andamento). Trata-se de uma oportunidade única para um debate qualificado a partir das informações trazidas pelos Auditores Externos.
Procura-se abordar temas com caráter de política de Estado, os quais são objeto de análise em nossa atividade e têm relação direta com a vida do cidadão.
Entre as principais questões da atual edição do Evento está a forma como o próximo governador conduzirá a escolha do candidato à vaga de Conselheiro do Tribunal de Contas da quota de sua responsabilidade. Outro ponto alto é a reestruturação da dívida estadual, que já ultrapassa R$ 50,3 bilhões e direciona anualmente parcela substancial de recursos ao Sistema Financeiro Privado. Os movimentos sociais, mais de 120 entidades reunidas em Brasília em maio/2013, incluindo o CEAPE/TCE-RS, defendem em manifesto o refazimento dos contratos com a aplicação retroativa do indexador da dívida, a adoção do novo indexador (o IPCA) e a diminuição imediata dos desembolsos mensais de pagamento. São também abordadas questões nas áreas de saúde, previdência social e pública, educação e auditoria sobre a receita estadual.
O evento é aberto e será transmitido via intranet, disponibilizado para os cerca de 1.126 funcionários da Casa (servidores, magistrados e membros do MPC).
O Presidente do CEAPE, Auditor Externo Josué Martins, destaca que “o Parecer Prévio das contas do Governador é um trabalho de auditoria de fôlego levado a cabo por colegas experientes. Trata-se de instrumento importante para o chamado Controle Social. Devemos dar conhecimento público a esse trabalho de auditoria e contribuir para qualificar o debate eleitoral”.