O presidente do CEAPE-Sindicato, Josué Martins, representando também a União Gaúcha em Defesa da Previdência, participou na manhã desta terça-feira (6/8), de reunião na sede do CPERS-Sindicato. Juntamente com lideranças de entidades representativas do funcionalismo estadual, foi discutida a organização do ato previsto para dia 13 de agosto. Esta data marca a próxima paralisação nacional da educação convocada pela CNTE e de mobilizações contra a Reforma da Previdência em todo o país.
O ato terá início às 14h, e a programação deve contar com aulas públicas e atrações artísticas. Às 16h, as centrais sindicais se somam ao ato e, às 17h30min, os manifestantes saem em caminhada, passando pela esquina democrática e chegando à Faculdade de Educação da UFRGS.
No mesmo dia, pela manhã, às 10h, no Salão Nobre da UFCSPA, haverá também manifestação contra o programa Future-se, lançado recentemente pelo governo Federal. A manifestação é promovida pela ADUFRGS-Sindical. O evento vai reunir docentes, reitores das universidades públicas e representantes da sociedade civil para avaliar o momento que vive a educação superior no país.
O grupo de entidades voltará a se reunir no dia 14, às 14h, para avaliar o movimento do dia anterior e definir os próximos passos na luta contra a Reforma da Previdência e os ataques à Educação e ao serviço público, de uma forma geral.