O ato ocorreu na manhã desta sexta-feira (09/06), em frente ao Tribunal de Justiça, sendo sua principal pauta a Campanha Salarial. Foram realizadas falas de entidades e manifestantes argumentando sobre o descaso do Governo e dos Poderes com a valorização dos servidores.
Na sua fala o Presidente do CEAPE-Sindicato, Josué Martins, comentou sobre a atual conjuntura política e a necessidade da a população ocupar as ruas para lutar por seus direitos básicos que estão em risco. Josué chamou atenção para o que denominou de “reversão neocolonial” para indicar a situação econômica da nação (desindustrialização e inserção subordinada na divisão internacional do trabalho como fornecedor de bens de baixo valor agregado), que tem na situação política e social sua contrapartida com o conjunto de contrarreformas do governo Temer que significam a quebra do pacto social de 1988 e a reversão de direitos nelas contida.
A campanha salarial unificada foi deliberada em reunião no dia 12 de maio, da qual participaram o Simpe/RS, Ceape, Sindpers, Aprojus, ASTC, ASJ e Sindjus/RS. O objetivo é somar forças para garantir reajuste a
todas as categorias ainda este ano. O percentual de reajuste será definido em negociação com os Poderes.
O Presidente do CEAPE-Sindicato, Josué Martins, lembrou que as categorias em Campanha estão sem reajuste desde os biênios 2015/2016 e 2016/2017. O último reajuste, que repôs apenas parcialmente a inflação, se referia ao período 2014/2015. Destacou em sua fala que “no Poder Judiciário a dotação de Pessoal e Encargos Sociais foi majorada em 17,44% considerando os orçamentos de 2016 e 2017, havendo margem importante de negociação para reposição das perdas”.
Para assistir a parte inicial da fala do Presidente do CEAPE Sindicato, clique aqui.