O CEAPE-Sindicato, representado pelo seu vice-presidente, Filipe Leiria, participou nesta quinta-feira (4/7) da reunião do "Cresce RS", ações e união de esforços para a construção de soluções de crescimento para o Estado do RS. O encontro foi proposto pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luís Augusto Lara, e reuniu, no Memorial do Legislativo, na Capital, Federações Empresariais do RS, o Poder Executivo, Judiciário, Ministério Público, Defensoria Geral, Tribunal de Contas do Estado, Universidades, Lide Sul, Entidades Sociais, entre outros.
A proposta de trabalho foi apresentada no dia anterior, pelo presidente da Assembleia no Grande Expediente da sessão plenária. Lara anunciou que a principal campanha do Poder Legislativo no segundo semestre será a constituição de uma carteira de projetos prioritários de desenvolvimento regional. Para isso, deverá buscar o apoio dos outros Poderes e de instituições e entidades da sociedade civil. “Apesar das diferenças ideológicas, que são importantes, todos conhecemos as causas e as consequências da crise. O que precisamos para sair dela é de um conjunto de projetos que seja tratado como de Estado”, apontou.
Para ele, a burocracia excessiva e a elevada carga tributária são os principais fatores constituintes de um ambiente desfavorável ao investimento privado. “Necessitamos de uma carteira de destravamento”, defendeu, lembrando que só na área da energia elétrica são mais de 120 processos de licenciamentos à espera de liberação.
Para o vice-presidente do CEAPE, a iniciativa é importante, mas é preciso analisar caso a caso. “Estamos olhando com atenção e verificando se essa ação vai se traduzir em desenvolvimento ou só atenderá determinados interesses”, pontuou.