O CEAPE recebeu nesta quinta-feira (7/5) a visita de um grupo de aprovados no último concurso do TCE/RS para a vaga de APE - Contador. Eles procuraram a entidade para manifestar a preocupação com a nomeação para os 19 cargos vagos existentes, em função das dificuldades financeiras do Estado. Guilherme Genro, Fernanda Nogueira, Gabriela Nunes, Vinicius Gerlach e Valdecir Carneiro questionaram o presidente do CEAPE, Josué Martins, sobre a real necessidade de novos APEs nas regionais e na sede do TCE/RS, entre outros assuntos.
O presidente do CEAPE afirmou à comitiva que a entidade tem pressionado para o preenchimento de vagas sempre que abertas e, segundo Josué Martins, a atual presidência do TCE/RS tem sido sensível a este apelo. "Todas as vagas que foram anunciadas no último edital do concurso foram preenchidas", explicou Josué. Ele questionou a presidência do TCE sobre o tema e obteve a resposta de que está sendo avaliado o atual momento das finanças gaúchas para encaminhar o preenchimento das vagas que foram abertas após a publicação do edital.
“Num momento em que casos de corrupção vêm ganhando repercussão social, como as operações Lava jato e Zelotes, aumenta o apelo da sociedade por uma atuação mais efetiva das instituições de controle. Atuamos basicamente com gente e tecnologia. É necessário manter os quadros funcionais preenchidos e treinados para o exercício do controle”, afirmou Josué Martins.