Na tarde dessa quarta-feira, 4, o Centro de Auditores Públicos do TCE/RS, integrante da União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública, acompanhado pela Ajuris esteve reunido com o presidente da Assembleia Legislativa - AL, deputado Adão Villaverde, para tratar de diversos assuntos. Dentre eles, a solicitação para que se faça, em conjunto com o Parlamento gaúcho, um debate sobre a dívida do Estado, os rumos da previdência do Rio Grande do Sul, além de pedir o apoio do deputado no reconhecimento da União Gaúcha para as indicações para a diretoria do Instituto de Previdência do RS.
De acordo com o vice-presidente do CEAPE, Ricardo Freitas, a auditoria pública é necessária nas dividas do Estado. “Queremos mais transparência, a sociedade gaúcha precisa saber a verdadeira situação da divida estadual. A União Gaúcha quer o apoio da AL pois há alguns problemas na maneira como a dívida vem sendo cobrada pela União, tais como anatocismo (cobrança de juros sobre juros). É preciso refazer esse contrato, pois são pagos mais de 2 bilhões de juros anuais. Parte desses recursos deveriam estar sendo aplicados em "educação, saúde e segurança", concluiu.
Freitas lembra que outras reuniões para discutir exclusivamente o tema da previdência já foram realizadas com a secretária e Administração e dos Recursos Humanos, Stela Farias bem como, o secretário Estadual da Fazenda Odir Tonollier.
Fonte: CEAPE TCE/RS