O presidente do CEAPE-Sindicato, Hildebrando Pereira e a vice-presidenta, Angela Dutra, estiveram na última sexta-feira (22/11), na cerimônia de encerramento do Programa Aprendendo a Recomeçar (PAR), que ocorreu na sede da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), em Porto Alegre. O evento homenageou os servidores que estão prestes a se aposentar, celebrando o término de seu ciclo no Tribunal.
Formaram-se no PAR os servidores Andréa Fátima do Nascimento, Eliete Bianchi, Jacob Reimundo Royer, Larissa Job de Vargas, Luciane Heldwein Pereira, Mariza Elena Lang, Mario José Rochenbach, Omar Silveira Neto, Paulo Gilberto Staub Lehnem, Volmir Cagol e Júlio César Perez, diretor do CEAPE-Sindicato, que fez uma homenagem aos colegas ao ler o poema "Meu Lugar", de sua autoria (Assista aqui).
Para o presidente do CEAPE, "esse programa, criado por colegas para colegas, representa uma preocupação que todos nós temos com o pós-TCE, com a nossa saúde mental e com as perspectivas que se abrem com essa 'volta para casa'. É, com certeza, uma das melhores iniciativas da nosso setor de recursos humanos".
O PAR prepara os servidores aposentandos para que reflitam sobre novas perspectivas e possibilidades na vida. Durante o ano são realizados ciclos de palestras com psicólogos e momentos de reflexão, como forma de reduzir as incertezas e temores associados ao encerramento do ciclo no tribunal. O PAR é um projeto do Serviço de Recursos Humanos (SRH), em parceria com o Serviço de Perícias Médicas (SPM).
De acordo com Alessandra Maria Baptista, dirigente de equipe do SRH e coordenadora do PAR, o programa é extremamente relevante para a saúde dos servidores. "Por meio desse programa, o Tribunal proporciona um espaço de acolhimento, escuta e promoção da saúde, impactando positivamente a vida dos participantes ao permitir que planejem suas trajetórias e influenciem também a vida de suas famílias", afirma.