O presidente do CEAPE-Sindicato, Filipe Leiria, prestigiou nesta terça-feira (31/1) a cerimônia de posse dos 55 deputados estaduais, e a instalação da 56ª Legislatura (01/02/2023-31/01/2027), no Plenário 20 de Setembro da Assembleia Legislativa do RS. Com o acordo entre bancadas, a chapa única para a Mesa Diretora foi aprovada por unanimidade. Vilmar Zanchin (MDB) assume como presidente do Legislativo e a Mesa Diretora terá a seguinte composição:
• Presidente: Vilmar Zanchin (MDB)
• 1ª vice-presidente: Nadine Anflor (PSDB)
• 2º vice-presidente: Valdeci Oliveira (PT)
• 1º secretário: Adolfo Brito (PP)
• 2ª secretária: Eliane Bayer (Republicanos)
• 3º secretário: Paparico Bacchi (PL)
• 4º secretário Luiz Marenco (PDT)
Bancada Negra - Um cortejo popular, com música e manifestações culturais, marcou a entrada na ALRS dos novos deputados que formam a primeira bancada negra do RS. Laura Sito (PT), Bruna Rodrigues (PCdoB) e Matheus Gomes (PSol) foram acompanhados por representantes de movimentos sociais, sindicatos de trabalhadores, estudantes e representantes do movimento afro até a entrada da Casa
Legislativa e dali seguiram para tomar posse nos cargos. Para o presidente do CEAPE é um momento histórico em vários sentidos, " trata-se da primeira legislatura onde mulheres negras tomam posse" . Na avaliação do presidente, ainda sobre a bancada negra, "em um país e estado marcados por desigualdades, significa a possibilidade de problematizar questões de políticas públicas a partir da voz de quem mais precisa delas, trazendo novos elementos para aproximar o Estado da sociedade ".
Presidência - Ao deixar o cargo, o presidente Valdeci Oliveira, que presidiu a sessão solene e declarou a posse dos 55 deputados, enumerou as principais iniciativas de sua gestão, destacando o combate aos efeitos da estiagem, a valorização do mínimo regional e o combate à fome. Na sequência, Vilmar Zanchin fez discurso em defesa da educação e ressaltou a importância da formação mais qualificada das crianças e jovens em Linguagens e Matemática para o mercado de trabalho. Outros temas que devem pautar a nova legislatura é a reestruturação do IPE Saúde, o piso dos professores e a possível revisão geral dos salários do funcionalismo público estadual.