Em reunião desta segunda-feira (18/05), o diretor de Previdência do IPERGS e auditor fiscal da Receita Estadual, Ari Lovera, apresentou relatório de atividades do IPERGS do ano de 2014, aos integrantes da União Gaúcha. O trabalho foi elogiado pelos participantes da reunião, pois faz um diagnóstico da situação atual do IPERGS, aponta propostas de melhorias, necessárias ao crescimento e ao equilíbrio da autarquia.
O relatório sugere a revisão da estrutura organizacional da entidade, bem como a revisão dos quantitativos de pessoal; capacitação de servidores; revisão da infraestrutura de tecnologia e comunicação; integração e atualização de sistemas de informação (softwares corporativos); revisão dos espaços físicos necessários para o trâmite de documentos e do ambiente de trabalho. Além disso, está prevista a mudança do cartão do segurado para o sistema biométrico, que promove maior segurança e agilidade. O documento completo já foi encaminhado a todos os associados da União Gaúcha.
A reunião também abordou assuntos importantes como o PL 4330/2004 e as MPs 664 e 665/2014 e a indicação de greve geral proposta pelas centrais sindicais. O vice-presidente da UG, José Alfredo Amarante (Afafe), falou da necessidade de uma melhor avaliação sobre este tema, pois a conjuntura exige reflexão e discussão de quais diretrizes devem ser tomadas pelo conjunto dos servidores públicos.
Na próxima segunda-feira (25), a Coordenação da UG participará de uma reunião com outras entidades, na sede da Fessergs, para discutir estratégias comuns de atuação dos servidores públicos. Recolhidas as propostas debatidas, as mesmas serão apresentadas para os conselheiros da UG, ainda na reunião ordinária da próxima semana.
A questão da dívida pública e os seus reflexos sobre o funcionalismo, além da participação da UG na Audiência Pública que discutirá a evolução da dívida do Estado e a situação dos precatórios, também foram pontos de pauta do último encontro.