O CEAPE-Sindicato participou, juntamente com representantes de entidades sindicais de diversas categorias, nesta terça-feira (2/7) de manifestação em frente à Assembleia Legislativa do RS, onde tramitam os projetos de reposição das perdas inflacionárias dos servidores dos Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas, Defensoria Pública e Assembleia Legislativa. O PL 218/2017, que recompõe os vencimentos e proventos em 5,58%, ocupa o lugar número 20 na ordem de votação dos projetos da reunião CCJ - Comissão de Constituição e Justiça.
Ainda durante a manhã, o grupo de servidores foi até a Casa Civil para entregar um documento solicitando audiência com o Chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, para tratar do fim dos entraves ao avanço de suas pautas na Assembleia Legislativa. Documento semelhante foi entregue pedindo audiência com o presidente da Alergs, Luís Augusto Lara.
As lideranças sindicais e associativas denunciam as dificuldades de diálogo com parlamentares da base do governo Leite, empenhados em barrar o avanço dos projetos de recomposição inflacionária das categorias. O governo executivo igualmente, no entender dos servidores, opera para que as categorias não conquistem a reposição das suas perdas salariais.
Para o enfrentamento a esses entraves, as entidades entendem como necessário o esforço unificado na questão salarial bem como em outras pautas que unem as diferentes categorias para pressionar os parlamentares e, de outro lado, sensibilizar a sociedade gaúcha para o que está em jogo neste momento.
Outras atividades conjuntas estão sendo preparadas para as próximas semanas pelas entidades que participaram do encontro e se unirão da defesa das suas categorias e do serviço público: Sindjus, Simpe, ASJ, Abojeris, CEAPE Sindicato, ASTC, Sindpers, Aprojus, Acedijus, Cejus e Asserlegis.