A FENASTC (Federação Nacional das Entidades dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil – Amauri Perusso – Presidente, acompanhada do Sindicato dos Servidores (SINDSERV), Luiz Marcelo Magalhães – Presidente e Associação – (ASTCERJ) Virgílio Souza, Vice-Presidente ambos do Rio de Janeiro e do Presidente do SINDILEX/SP – Marcos Alcyr Oliveira, também Vice-Presidente da FENASTC, conversaram com o Deputado Estadual Marcelo Freixo, do PSOL, sobre a Campanha Conselheiro Cidadão no Tribunal de Contas do Estado do Rio.
A vaga encontra-se aberta, para o Tribunal de Contas do Estado, com Edital para inscrição dos interessados até o próximo dia 20 de abril.
Para os dirigentes sindicais é preciso preservar a transparência e o caráter Republicano na escolha da ALERJ. O Parlamento não pode praticar um arremedo de democracia, chamando o cidadão para inscrever-se, sabendo-se antecipadamente qual o Deputado que se tornará Conselheiro. A escolha deve recair sobre o mais qualificado.
“Protocolamos uma carta dirigida ao Presidente da ALERJ Deputado Jorge Picciani (e entregamos pessoalmente ao Chefe de Gabinete da Presidência Vinícius Barochelo) onde manifestamos nossa inconformidade com o exíguo prazo de inscrições de somente 15 dias, a pouca publicidade do Edital e a insuficiente exigência de documentos necessários para comprovar os notórios conhecimentos e a Idoneidade Moral e Conduta ilibada dos candidatos, afirma Amauri Perusso, da FENASTC”.
O Deputado Freixo, que foi Relator da CPI que investigou Conselheiros do TCE, concordou na necessária transparência de todo o processo e acentuou a “necessidade dos Tribunais de contas atuarem com efetividade no combate à corrupção e promoverem uma aproximação com a sociedade”.
Freixo ainda declarou seu apoio a Campanha Conselheiro Cidadão e compreendeu o significado da Carreira Nacional de Auditoria que garantirá independência, com garantias e prerrogativas para os auditores nos atos de Auditoria.
Virgílio Souza aproveitou para dizer que é Candidato e que já está inscrito, para resgatar que o principal da conversa é apoiar as posições da FENASTC “na campanha nacional para valorizar os Tribunais de Contas como órgãos de natureza técnica”.
“Nosso compromisso é enfrentar os graves problemas do Rio de Janeiro e garantir que todos os recursos públicos revertam em favor dos cidadãos do nosso Estado, disse Luiz Marcelo do SINDSERV/RJ”.
Marcos Alcyr avaliou que o encontro foi “muito importante, considerando as qualidades do Deputado Freixo de atuar em questões relevantes para o Rio e para o Brasil”.
Os participantes da conversam decidiram aguardar o final das inscrições para avaliar os próximos passos.
Acesse o link e veja na íntegra a carta para o presidente da Alerj