(In) Justiça Social e Dívida Pública, esse foi o tema do encontro Café com Debate realizado pelo CAMP – Escola Cidadã, na terça-feira, (3/7), às 17 horas e 30 minutos. Na ocasião participaram como palestrantes o Auditor-Fiscal da Receita Estadual do Rio Grande do Sul, João Carlos Loebens (representando o Instituto de Justiça Fiscal) e o Auditor Público Externo do TCE e Vice-Presidente do CEAPE, Filipe Costa Leiria (representando a Auditoria Cidadã da Dívida).
Em sua explanação, Loebens (foto abaixo) destacou o tema da injustiça fiscal, a regressividade da tributação, desonerações fiscais que produzem injustiças sociais e a necessidade de se repensar o equilíbrio da relação tributação e prestação de serviços públicos. Já, Leiria (ao lado), abordou a denúncia central do movimento Auditoria Cidadã , o sistema da dívida (mecanismo complexo que carreia recursos dos setores produtivos para um rentismo financeiro improdutivo), identificando raízes antropológicas da dívida como dominação, sua evolução histórica e como se apresenta no contexto do endividamento do Estado do Rio Grande do Sul.
Após as exposições, abriu-se o espaço para perguntas e debates. Na ocasião, participaram do evento um público diverso composto por servidores públicos, representantes de movimentos sociais, professores, pesquisadores e estudantes (abaixo). O evento se encerrou por volta das 20 horas, deixando a certeza sobre a importância dos temas debatidos e seus reflexos no desenvolvimento da sociedade.