Auditores do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul participam, nos dias 24 e 25 de outubro, do XXIII Congresso da Federação Nacional das Entidades de Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil (FENASTC). O evento acontece em Fortaleza/Ceará com a conferência de abertura: "A importância dos Tribunais no Ordenamento Constitucional Brasileiro e a relação dos TCs com a sociedade", proferida pelo Ex-Ministro do TCU, Ubiratan Aguiar, que é formado em Ciência Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará.
O objetivo do congresso é discutir pautas relacionadas a carreira de auditor, como explica Amauri Perusso, presidente da FENASTC: "A intenção é que estes colegas sejam multiplicadores do conhecimento adquirido". Para o colega da regional de Erechim, Moacir Luft, o evento é importante para a categoria: "Precisamos ouvir a opinião dos colegas sobre o papel dos TCs", afirma. Elói Dalla Vechia de Passo Fundo diz que o Congresso é "uma oportunidade para a classe discutir temas importantes relacionados aos Tribunais de Contas do Brasil. Para levar as ideias em relação à Carreira de Estado, defesa do servidor concursado e análise profunda dos desvios que não estão relacionados ao texto constitucional". Ricardo Decesaro, auditor da SRPA (Serviço de Auditoria Região de Porto Alegre), aponta o Congresso como um meio que propiciará a discussão de temas que auxiliarão na profissionalização das Cortes de Contas e atendimento dos anseios da sociedade. Temas de carreira e uniformização de pontos de discurso da categoria irão auxiliar na modernização de nossas instituições" e ainda afirma que “as mudanças ocorridas na sociedade vêm trazendo oportunidades para avanços na gestão pública e uma atuação mais efetiva dos Tribunais de Contas. " Elson Varela de Caxias estabelece o acontecimento como uma "oportunidade de nos atualizar com as informações da profissão. É necessário para a nossa careira, termos exemplos de como enfrentar as ações do dia-a-dia da auditoria de campo. Sem dúvida ajuda na formação técnica do auditor." Renato Amaro da regional de Pelotas a realização do evento contribui para o "crescimento do trabalho e fortalecendo a caracterização da Carreira de Estado." Pela Diretoria do Ceape participam Ricardo Freitas e Josué Martins.
Confira a programação do XXIII Congresso da FENASTC:
24 de Outubro: Manhã
09 horas – Abertura do Congresso com autoridades e convidados;
10 horas – Conferência de abertura, com Ex-Ministro do TCU Ubiratan Aguar.
24 de outubro: Tarde
14 horas –
Conselho Nacional dos Tribunais de Contas, CNTC;
Modelo Constitucional de Investidura de Ministros e Conselheiros dos TCs;
Campanha Republicana – Ministro e Conselheiro cidadão.
25 de Outubro: manhã
09 horas –
Uniformização dos Planos de Cargos e Salários para todos os Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil e denominação Nacional Comum para a atividade finalística: AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO - ACE;
Garantias e prerrogativas para exercício da atividade de auditoria;
Identificação das atividades finalísticas dos TCs como carreira típica de Estado.
25 de Outubro: tarde
14 horas -
Criação da SEMANA NACIONAL DOS TRIBUNAIS DE CONTAS,
(com a realização dos jogos olímpicos);
Alterações no Estatuto da FENASTC;
18 horas – Encerramento do Congresso.
Local: Hotel Oasis Atlântico Imperial – Avenida Beira Mar 2500, Meireles, Fortaleza, Ceará, Brasil.