O seminário “Transparência na Copa 2014: como está esse jogo?”, promovido pelo Instituto Ethos, na última quarta-feira, 16/10, na universidade Monteiro Lobatto, contou com a participação do Centro de Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas do Estado TCE-RS.
No seminário, o instituto organizou a apresentação do grau de transparência dado pelas autoridades públicas municipais e estaduais aos investimentos feitos nas obras para o evento de 2014.
Na oportunidade foram apontadas melhorias feitas no Portal Transparência, como a implantação do banco de contratos e convênios e o decreto que regulamenta a Lei de Acesso à Informação no município.
Segundo explicou Bruno Videira, coordenador de Projetos de Políticas Públicas, do Instituto Ethos, a próxima avaliação será feita em dezembro, levando em consideração a transparência da administração pública de forma prática, verificando se os governos e órgãos públicos instituíram as ferramentas de transparência listadas na Lei de Acesso à Informação, na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Lei de Licitações.
Para o presidente do Ceape-TCE-RS, Amauri Perusso, “a busca constante pela transparência na gestão dos processos que envolvem o evento Copa do Mundo, deve consolidar, além da cultura da transferência, a prática do controle social, na capital gaúcha”.