Obra da auditora aposentada do TCE-RS Denise Weinréb, o livro infantil MARIBEM: A menina que Sonhava ser Prefeita mostra de forma simples e lúdica noções de cidadania. O projeto tem o apoio institucional da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON) e tem o objetivo de contribuir para a formação de adultos conscientes de seus direitos e deveres na sociedade.
O livro - A história passa numa pequena cidade, onde, na escola de ensino fundamental, a professora diz aos alunos que haverá uma atividade diferente e será sobre cidadania. As crianças ficam surpresas. A professora avisa que a próxima aula será na Prefeitura, onde elas poderão fazer perguntas ao prefeito e aí estarão exercendo suas cidadanias. O prefeito responde várias perguntas, fala de orçamento, dos deveres e direitos dos cidadãos. A professora diz que depois da visita todos q terão que fazer uma redação com título: Eu e a minha cidade! No dia da apresentação das redações e a professora diz que a melhor redação será escolhida de forma democrática. Todos votam e MARIBEM é a vencedora.
A autora - Denise Weinréb, estudou em Oficinas Literárias ministradas por Charles Kiefer, Luís Augusto Fischer e Guto Leite. Tem contos publicados nos livros 102 que contam e Brevíssimos (organizados por Charles Kiefer). Publicou contos – Um passeio pela Rua da Praia, em No meu tempo – Histórias de Infância em Porto Alegre, e Rapsódia do Tique-Taque e Jogo de Memória na obra A Descoberta da Cidade – Memórias em Porto Alegre (organizados por Luís Augusto Fischer). Em 2012, lançou seu primeiro título infantil, A Tabuada na Ponta dos Dedos (reeditado em 2015). Participou da Feira do Livro de Porto Alegre em 2017, com o lançamento de duas obras também voltadas às crianças: Os 12 mandamentos verdes e A baleia arco-íris. Em 2018, lançou A Mandala do Sabor. Em 2023, publicou o livro Maribem: A menina que sonhava ser prefeita e seu primeiro livro de contos breves Vou te contar. A autora também realizou oficinas interativas e cotação de histórias em escolas públicas em Porto Alegre, Gramado, Montenegro, Nova Santa Rita, Canela, Três Coroas e Triunfo. Como também em escolas privadas e no Pão dos Pobres em Porto Alegre. Foi criadora e coordenadora do BRDE Responsabilidade Social, em 2001, realizando o 1º Balanço Social, recebendo o prêmio da Fundação Mário Henrique Simonsen. Em junho de 2024, participou da Feira do Livro – Reconstrói–RS, no Instituto Ling.
A obra está à venda na Livraria Santos e na Livraria Ata.