Antônio Joaquim (TCE/MT) e Severiano Costandrade (TCE/TO) foram aclamados como os presidentes, respectivamente, da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON) e Instituto Rui Barbosa (IRB) para o biênio 2012/13. A eleição foi realizada durante o encerramento do XXVI Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, nesta quarta-feira 23 de novembro, em Belém do Pará.
Durante a Assembleia Geral foram aprovadas as contas do exercício de 2010 das duas instituições. Também foi aprovado o novo estatuto da ATRICON, que estabeleceu novas diretorias temáticas para a entidade.
Antônio Joaquim, atual vice-presidente, substitui Salomão Ribas Júnior (TCE/SC), que ocupa a presidência da ATRICON desde 2009. Já Severiano Costandrade foi reconduzido ao cargo que também ocupa desde 2009. Nas duas entidades, foram feitas diversas mudanças nos quadros da diretoria (confira quadro abaixo).
Segundo o presidente eleito da ATRICON, Antônio Joaquim, a grande ação da sua gestão será a busca da aprovação do Conselho Nacional de Tribunais de Contas (CNTC) e da lei processual de julgamento de contas públicas, que estão tramitando no Congresso Nacional.
Já o presidente reeleito do IRB, Severiano Costandrade, disse que priorizará a continuidade das ações de integração e modernização, intensificadas nos últimos anos. “Não podemos parar. Agora que estamos em efetivo aclive, temos que trabalhar ainda mais”, afirmou.
Presidentes
Antônio Joaquim foi deputado estadual e federal. Foi secretário de Estado de Infraestrutura e de Educação. Nomeado conselheiro em 2000, foi presidente do TCE/MT e ocupa atualmente vice-presidência da ATRICON.
Severiano Costandrade foi defensor público, procurador do Estado, presidente do Instituto Pró-Divino e secretário de Estado da Ação Social do Tocantins. Nomeado conselheiro em 2002, foi corregedor por dois mandatos e é atual presidente do TCE/TO e presidente do IRB.