Nessa segunda-feira 10, a ASTC e o CEAPE receberam um grupo de colegas do Tribunal de Contas para confraternizar o espírito revolucionário da República Rio-Grandense, com um prato típico da culinária gaudéria. “A vaca atolada tava de lamber os beiços”, conforme comentário de um dos comensais.
A animação esteve a cargo do Alemão Berlezi, na viola, com o Ricardo na gaita. É lindo de ver (e de ouvir) quando cantam “mercedita” entre outras canções do cancioneiro “gaúcho”.
Na animação cultural está de novo o Romera, que instalou no nosso rancho um quadro com fotografias da “cavalgada da paz” bonito de ver e representativo deste movimento campeiro. Veio também a “oração do cavalo”, texto onde os humanos expressam seus sentimentos de amor pelo companheiro de andanças.
Nossa homenagem, desta feita, é para o grande chefe Bento Gonçalves da Silva. Tem até pintura do Presidente dos Farroupilhas, para nosso trabalho cultural.
Segue a programação no acampamento farroupilha. Inclua-se. Reúna os colegas e marque na ASTC sua participação. Agende-se logo, xiru. Se for fora do expediente, teremos uma canha para “molhar a palavra” e melhorar a história.
Nosso rancho continua no mesmo local. Embaixo da árvore, número 292.