O adjunto da Controladoria Geral do Município, Hildebrando Pereira Neto, está entre os 20 nomes propostos para a lista tríplice que vai definir o substituto do ex-conselheiro do TCE/RS, Hélio Mileski. Nesta segunda-feira, 12, a lista desses nomes, juntamente com a "Carta aberta aos senhores conselheiros - um auditor público externo no conselho de contas", foi entregue pela Associação dos Servidores do Tribunal de Contas (ASTC) e pelo Centro de Auditores Públicos Externos do Rio Grande do Sul (CEAPE/TCE-RS) ao presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Cezar Miola.
Esse ato é parte da campanha para que os auditores públicos externos (APEs) sejam contemplados nesse processo de escolha, que envolve apenas auditores substitutos. Na ocasião, as lideranças foram acompanhadas de colegas e dos candidatos à conselheiro e do advogado Jorge do Couto e Silva. O Presidente Miola assegurou que a demanda será encaminhada e discutida com os demais conselheiros. As entidades questionam a reserva da vaga de Mileski aos auditores substitutos de conselheiro, como determina uma resolução 874/2009 e sustentam que a escolha deverá incluir os APEs para cumprir a Constituição Federal de 1988.
A proposição do adjunto da Controladoria-Geral do Município ocorreu em outubro deste ano, durante assembleia geral das associações de classe dessa categoria. Caso o nome de Hildebrando Pereira Neto seja aprovado, ele pode ocupar a vaga de Hélio Mileski, que se aposentou.
Fonte: Portal da Prefeitura de Canoas