Artigos

A briga de Lula

Escrito por João Neutzling Jr.*09 de Ago de 2024 às 11:19
Artigos
.
 
 

A taxa SELIC (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) foi instituída no Brasil em 1979 para operacionalizar as operações com títulos da dívida pública que financiam o Tesouro Nacional. E a dívida pública mobiliária (DPMFi), em títulos, está hoje em R$ 6,6 trilhões que são diariamente negociados no mercado aberto.
A SELIC serve como taxa balizadora para todas as demais operações do mercado financeiro. Assim quando o Banco Central (autoridade monetária) reduz esta taxa ele está automaticamente reduzindo todas as demais taxas de juros como crédito direto ao consumidor, crédito imobiliário, financiamento da habitação, FINAME (máquinas e equipamentos), crédito automotivo, etc. E quando aumenta a taxa SELIC ocorre encarecimento do crédito.
Esta taxa também tem a função de frear o aumento da demanda agregada doméstica para evitar aumento da inflação. É justamente este ponto onde o presidente Lula (PT) tem publicamente discordado da ação de Roberto Campo Neto, presidente do BC.
Nem de longe o Brasil tem uma das  maiores inflações, mas permanece com uma das maiores taxas de juros real do mundo.
A Argentina fechou 2023 com 211% aa de inflação (a maior do planeta), o Líbano em segundo com 192,3% aa. A Venezuela teve 189% aa. O Brasil teve a 15ª maior taxa de inflação com 4,62% aa.
Mas o Brasil tem a segunda maior taxa de juro real (nominal menos a inflação) do mundo Brasil que está em 6,79%. E a Rússia é a campeão do mundo com 8,91% aa.
A consequência é que com a taxa SELIC hoje de 10,5 % temos um custo financeiro muito alto que ocasiona os seguintes efeitos: restringe as vendas a crédito, aumenta o estoque da dívida pública, diminui investimento industrial, aumenta a taxa de desemprego, além de travar o crescimento do PIB.
Outrossim, taxas de juros elevadas induzem o rentismo na sociedade, como bem documentou o economista Ladislau Dowbor em A Era do Capital Improdutivo (Outras Palavras, 2018). Ou seja, aquelas pessoas que vivem de rendimento financeiro sem investir no setor real da economia.
Hoje a taxa de desemprego está em 6,9 % da população economicamente ativa o que equivale 7,6 milhões de pessoas.
Esta é a briga do presidente Lula, reduzir a taxa SELIC para aumentar o financiamento ao consumidor e ao setor produtivo, o que estimula o crescimento do PIB e geração de renda na sociedade. Mas Campos Neto faz o jogo inverso.

*Economista, Bacharel em Direito, Mestre em Educação, Auditor Estadual, Professor e Escritor. (jntzjr@gmail.com)

   

 

Mais Noticias

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Política de Privacidade