Diante da crise econômica que se acentua com aumento de juros e corte de investimentos em infraestrutura e de interesse social como habitação, o 1º de Maio que se apresenta com grave violência contra os trabalhadores em educação e servidores públicos no Estado do Paraná requer solidariedade e atenção de todos os trabalhadores, uma vez que pode ser um recurso utilizado pelos demais governos.
A tentativa de terceirizar (precarizar) as condições de trabalho, dificultar o acesso ao seguro desemprego e às pensões, que resultará na redução da renda dos trabalhadores Brasileiros é resposta equivocada que tende a agravar o quadro econômico e social.
Fica evidente a outra crise que é de moralidade pública e a necessidade dos Tribunais ganharem efetividade no combate à corrupção, além de superarmos o comportamento histórico de impunidade para corruptos e corruptores.
Para os Auditores - e para todas as Categorias que atuam no Controle Externo - é tempo de lutar pela Independência da Auditoria. É tempo de construir uma Carreira Nacional de Auditoria com atribuições, garantias, vedações e denominação comum em todos os 34 TCs.
Esse é um momento de lutas. Saudemos o Dia dos Trabalhadores.
Centro de Auditores Públicos Externos do TCE/RS.